PT assume a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de Passo Fundo
A vereadora Eva Valéria (PT) foi eleita a primeira Procuradora-Geral do órgão.

Nesta segunda-feira (27), a Câmara de Vereadores de Passo Fundo fez história ao eleger a primeira Procuradora-Geral Especial da Mulher. A chapa liderada pela vereadora Eva Valéria, representante do PT na Câmara de Vereadores, foi eleita para conduzir o recém-criado órgão. A vereadora Regina (PDT) será Procuradora Adjunta.
“Esse foi um momento histórico no Parlamento Municipal! Estou muito feliz por ter sido escolhida a primeira de tantas outras procuradoras que virão, especialmente pelo trabalho que venho realizando desde o início da legislatura, sempre lutando muito pelo protagonismo das mulheres, e, especialmente, pelo fim da violência” - destacou Eva Valéria
A vereadora ressaltou a necessidade urgente de combater a violência contra as mulheres em Passo Fundo, cidade que, em 2023, registrou seis feminicídios, um número alarmante em comparação com Porto Alegre, que teve dez casos numa população bem maior. Ela também expressou sua gratidão aos colegas vereadores pelo apoio recebido.
A criação da Procuradoria da Mulher foi aprovada em Plenário no início de maio, com 16 votos favoráveis e apenas um contrário. A proposta, apresentada por Eva Valéria Lorenzato, visa “proteger e garantir maior representatividade às mulheres, dando visibilidade e destaque à sua participação na política”. Além disso, o órgão terá a competência de receber, examinar e encaminhar denúncias de violência ou discriminação contra a mulher aos órgãos competentes. A Procuradoria também poderá fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que promovam a igualdade de gênero e implementar campanhas educativas.
Texto: Róger Vieira (MTE 0021885/RS)
