Pré-candidaturas de Eva Valéria e Israel Kujawa são confirmadas pelo PT/RS
A vereadora eleita pelo PT deverá concorrer a deputada estadual e o professor a deputado federal

A executiva estadual do PT no RS referendou no dia de hoje, 23/06, as pré-candidaturas apoiadas pelo Diretório Municipal do partido. Inicialmente o processo de inscrição teve cinco pessoas de Passo Fundo inscritas, e no debate de construção ficaram para apreciação os dois nomes. Cabe destacar que haviam 46 inscrições para deputados(as) federais e 28 vagas, assim como 76 inscritas para deputados(as) estaduais e 48 vagas.
Desde 1994 o PT do município não possuía dois candidatos concorrendo aos legislativos federal e estadual. Segundo o presidente municipal, Aureo Mesquita, “a escolha de Eva Valéria e Israel Kujawa, além de ajudar no processo de reconstrução partidária na cidade, disponibiliza aos eleitores de Edegar Pretto e Lula duas opções de candidaturas para ajuda-los a governar. Por isso a Executiva local se esforçou para garanti-las”.
Eva Valéria Lorenzato tem 47 anos, é casada com Rui Lorenzato, mãe do Leonardo e da Gabriele e avó da Maria Luísa, e de 1992 até 2010 foi feirante na Feira da Gare de Passo Fundo e a primeira presidenta eleita da Associação da Feira. Desde 2011 atua como advogada, especialmente nas áreas de Direito Previdenciário e Direito Trabalhista.
É Promotora Legal Popular (PLPs), formada em 2000 pela Rede Estadual de Justiça e Gênero/ Themis, atuando permanentemente pela efetivação da rede de atendimento integral aos direitos das mulheres, especialmente das que sofrem violência.
Israel Kujawa possui 52 anos, é formado em filosofia, mestre em educação, doutor e pós-doutor em psicologia, casado e pai de dois filhos. Professor concursado da rede básica de educação do Rio Grande do Sul, atualmente está ministrando aula no Instituto Cardeal Arcoverde.
Passou por vários espaços de gestão, como na secretaria municipal da habitação e do planejamento. Ocupou espaço de coordenação pedagógica, vice-direção, direção de escolas públicas e coordenação adjunta da 7ª CRE. Trabalhou na educação universitária por duas décadas, sendo um dos pesquisadores que participou do grupo de 10 pessoas que criaram o primeiro Mestrado em Psicologia no interior do Rio Grande do Sul.
