PT de Passo Fundo promoverá rotatividade em seu mandato na Câmara de Vereadores
Pela 1ª vez na história do partido na cidade, três vereadores assumirão por um mês no próximo ano

Em janeiro de 2020, como forma de estimular o lançamento de candidaturas ao legislativo, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores decidiu que, caso o partido elegesse vereadores, os suplentes que fizessem mais de 500 votos teriam direito a assumir por um período na Câmara Municipal.
A decisão previa que todo vereador eleito pelo PT dedicaria um mês por ano do mandato para que os suplentes assumissem. O partido fez 4.527 votos, conquistou uma vaga no legislativo municipal, e elegeu Eva Valéria Lorenzato vereadora, que obteve 1.310 votos.
Em 2021 a resolução foi modificada pelo Diretório, mantenho o objetivo inicial, mas adaptando ela aos dispositivos legais e regimentais para evitar alguns problemas com o processo legislativo e a atuação da vereadora eleita.
Com essas mudanças, os três suplentes que obtiveram direito a ter um mês no cargo de vereador assumirão o mandato em abril, maio e junho de 2022.
Os candidatos que obtiveram mais de 500 votos e ocuparão este espaço, pela ordem de votação, foram Júlio Cesar Gonçalves (521 votos), Neri Gomes (510 votos) e Israel Kujawa (507 votos).
