PT protocola pedido de processo na Comissão de Ética da Câmara de Vereadores denunciando violência política e de gênero contra a Vereadora Eva Valéria
Agressões foram promovidas pelo vereador bolsonarista Rodinei Candeia

Na tarde dessa quarta-feira (19/10) o presidente do PT no município de Passo Fundo, Aureo Mesquita, acompanhado de advogados do partido, protocolou pedido para instauração de processo na Comissão de Ética contra o vereador Rodinei Candeia por tentar impedir a manifestação dela na sessão ocorrida dia 17 de outubro.
O fato ocorreu quando ela, durante sua manifestação, iniciou críticas ao presidente Jair Bolsonaro por sua fala sobre meninas venezuelanas feitas na semana anterior. Tentando impedir a manifestação da vereadora, iniciou pedidos sem fundamentos de questões de ordem e agressões verbais.
Além de agredir os princípios da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar, praticou violência de gênero ao impedir uma vereadora de se manifestar, com agressividade que normalmente não utiliza com outros colegas vereadores homens.
O PT espera que a Comissão de Ética da Câmara de Vereadores do município analise o caso e aplique as sanções previstas regimentalmente e no Código de Ética daquela casa. Não é mais admissível atos desproporcionais como esse cometidos contra vereadoras em suas manifestações, como tem acontecido continuamente nas casas legislativas de todos os níveis do Brasil.
