PT duplica sua bancada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo nas eleições de 2024
Partido mais que dobrou número de votos recebidos em 2020 e elege duas mulheres entre as cinco candidaturas mais votadas de Passo Fundo.

O Partido dos Trabalhadores (PT) dobrou sua bancada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, conquistando duas cadeiras no legislativo. Marina Bernardes e Eva Valéria Lorenzato, foram eleitas com amplas votações, e simbolizam a resiliência e força da atuação política do partido.
Marina Bernardes, em sua primeira candidatura, foi eleita com 3.062 votos, sendo a mulher mais votada da história da cidade. Já Eva Valéria Lorenzato, vereadora reeleita, conquistou 2.831 votos, sendo a terceira mulher mais votada de Passo Fundo nessa eleição. Ambas se destacam entre as cinco candidaturas mais votadas da cidade.
Destaque também ao aumento expressivo de votos para o partido. Em 2020, o PT recebeu 4.527 votos e elegeu uma cadeira na Câmara, ante os 9.574 votos recebidos em 2024 e as duas cadeiras eleitas, mais que dobrando sua base eleitoral e demonstrando o crescimento de sua força política na cidade.
O desempenho municipal acompanha a tendência nacional de fortalecimento do partido, iniciada em 2022 com a eleição do presidente Lula. Os resultados nas eleições proporcionam evidência da resiliência da legenda, mesmo após o desgaste causado pela Lava Jato e pelo golpe de 2016, consolidando o PT como um ator central no cenário político brasileiro.
Texto: Róger Vieira (MTE 0021885/RS)
