Passo Fundo

Frente Parlamentar de Combate a Fome é aprovada na Câmara de Passo Fundo

Proposta foi apresentada pela vereadora Valéria Lorenzato (PT)

ícone relógio23/11/2021 às 01:04:03- atualizado em  
Frente Parlamentar de Combate a Fome é aprovada na Câmara de Passo Fundo

O Projeto de Resolução que criou a Frente foi aprovado na sessão dessa segunda-feira (22/11), e é uma vitória na luta por políticas públicas que atendam as pessoas excluídas de condições mínimas para uma vida digna, tendo como objetivo criar, junto aquela casa legislativa, uma frente parlamentar focada em pensar estratégias e políticas públicas voltadas ao combate à fome no município.

O Brasil retornou ao mapa da fome da ONU, e na cidade de Passo Fundo os sinais do empobrecimento são visíveis, tanto na periferia quanto na região central, com aumento de moradores de rua e pessoas pedindo algum tipo de auxílio.

Além da diminuição da atividade econômica provocada pela pandemia em 2020, que atingiu diretamente a população de nossas periferias, vivemos um momento de inflação alta, que aumenta a dificuldade para que os setores mais empobrecidos tenham as condições básicas para sobreviver. 

Na justificativa da matéria a ver. Valéria Lorenzato destaca que, “no município de Passo Fundo, conforme dados divulgados pela Prefeitura, cerca de 15,9 mil famílias são acompanhadas e recebem cestas básicas da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS). Esse número diz respeito às famílias que estão inscritas em programas sociais, porém, é de conhecimento que os referidos programas não dão conta do contingente de pessoas que busca a Secretaria em busca de auxílio”, afirma o texto.